O Que Significa Ter Espírito de Dono e Por Que Isso é Crucial para Sua Carreira

O Que Significa Ter Espírito de Dono e Por Que Isso é Crucial para Sua Carreira
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O que mais tenho visto são anúncios de oportunidade de emprego onde um dos requisitos, como soft skills, é ter espírito de dono. Mas o que é ter “espírito de dono”?

Ter “espírito de dono” não é apenas chegar mais cedo, sair mais tarde, fazer mais com menos, economizar insumos, motivar equipes, vender e administrar ao mesmo tempo. Embora isso faça parte da realidade de um dono, a essência vai muito além.

Cliente: a essência do espirito dono

A essência do dono está no cliente. O objetivo principal é entregar algo de valor, idealizado como solução ou prazer para o cliente. Cada cliente é único, com necessidades únicas. Ao criar a empresa, o dono não passou horas pensando em como estruturar departamento pessoal, recursos humanos ou contabilidade. Em vez disso, ele focou em como entregar algo de valor ao cliente e em como escalar esse atendimento, podendo atender mais clientes com menos custo, sem perder a qualidade do serviço ou produto.

Gostaria de fazer um paralelo com empresas como Uber e Airbnb. Elas recrutam “parceiros empreendedores” (colaboradores com espírito de dono) para atender seus usuários (clientes). Antes de se tornar “parceiro”, você passa por uma série de requisitos e recebe várias dicas (treinamento institucional) para estar apto a atender os usuários, proporcionando uma experiência conforme o padrão desejado. A avaliação é a chave para determinar se o “parceiro” continuará ou será inativado (demitido) no sistema. E quem faz essa avaliação? Isso mesmo, o cliente! Você pode pensar agora, mas eu também avalio o cliente! Sim, mas isso é assunto para outra pauta. Vamos focar em quem paga por hora!

Por fim, ter espírito de dono significa entender que quem paga a conta/salário não é o dono da empresa, mas sim o cliente. Sua segurança não está na CLT, mas na permanência do cliente na carteira da empresa. É pensar em soluções que agreguem valor ao cliente e não apenas ao seu chefe. Não importa em qual área ou departamento você está na empresa, tudo reflete no cliente!

Em uma escala de 5 estrelas, como você se classifica? Um “colaborador nato” (1 estrela) ou um “colaborador com espírito de dono” (5 estrelas)? Foca no cliente, pois ele é seu patrão, ele te demite quando vai embora e não compra mais da empresa!

Portal do Estágio

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Pedro Marinho

Estudante de Jornalismo e Designer Gráfico Autônomo. Atua na equipe de Comunicação do Portal do Estágio.

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