Currículo: Como Formatar da maneira correta

Currículo: Como Formatar da maneira correta
Compartilhe:

Um bom currículo é conciso e expõe claramente toda a sua carreira profissional e informações pessoais. O currículo é o seu portfólio de marketing, uma peça publicitária que vende um produto chamado “VOCÊ”.

O currículo é dividido em quatro etapas:

  1. Cabeçalho: Primeiramente, é aqui você deve colocar seus dados de contato, como nome, idade, estado civil, telefone, e-mail e endereço. Evite incluir informações de documentos pessoais, como CPF e RG. Além disso, inclua uma frase específica sobre o cargo que você deseja.
  2. Objetivo: Descreva a vaga ou a área para a qual você está se candidatando. Embora não seja obrigatório, é importante ser claro e direto em relação à sua intenção e objetivo!
  3. Formação acadêmica: Liste os cursos acadêmicos que você concluiu ou está cursando, como faculdades, pós-graduações, especializações e MBAs.
  4. Experiência profissional: Descreva as empresas em que trabalhou, incluindo o nome da empresa, o cargo e as funções que desempenhou, além do tempo em que esteve na posição.
  5. Informações adicionais: Informe outras qualificações relevantes para a vaga, como cursos extracurriculares, idiomas, prêmios, intercâmbios, e trabalhos voluntários.

Dica: Organize as seções de formação acadêmica e experiência profissional em ordem de relevância, priorizando o que dará mais peso ao seu currículo de acordo com a vaga.

Dicas para não errar o conteúdo no currículo

Mantenha sempre o foco na vaga. Se necessário, elimine itens que não estão alinhados com a oportunidade. Por exemplo, se você tem cursos de gastronomia, mas está se candidatando a uma vaga administrativa, selecione apenas os cursos que darão mais peso à vaga desejada.

Siga uma ordem cronológica para expor sua experiência profissional. Além disso, evite o uso excessivo de cores; prefira o formato em preto e branco.

Inclua uma fotografia apenas quando solicitado. Nesse caso, utilize uma foto 3×4 profissional. Preste atenção aos erros de português, pois eles podem eliminar um candidato imediatamente.

Evite transformar o seu currículo em uma apresentação comercial. Ele precisa ser objetivo e conter informações essenciais para que o recrutador avalie se você tem o perfil adequado para a vaga.

Nunca minta. Isso pode comprometer futuras oportunidades com a empresa ou consultoria de RH.

Lembre-se: na formatação, menos é mais. Quando estiver em dúvida, evite exageros. O objetivo é prender a atenção do selecionador ao escolher um currículo para uma entrevista futura. Vale lembrar que um currículo não garante uma vaga.

Como divulgar seu currículo

O primeiro ponto a considerar é: você está trabalhando? Se sim, tenha cuidado ao divulgar!

Não adianta ter um bom currículo e enviá-lo indiscriminadamente. É importante fazer as seguintes perguntas: O que eu quero? Qual carreira eu quero seguir? Com base nessas respostas, delimite sua procura. A partir dessa busca, você poderá construir um currículo que reflita essas intenções. No entanto, isso não impede que você tenha um currículo padrão.

Resumo: Tenha um currículo padrão com toda a sua experiência profissional e guarde-o como modelo. Se for concorrer a uma vaga específica, revise-o, enfatizando os itens que se relacionam com a vaga.

Importante: Se você está empregado, tome cuidado para não divulgar seu currículo de forma que comprometa sua situação na empresa atual.

Quando ser criativo no currículo? Dependendo da vaga, você pode transformá-lo em um formato mais elaborado e criativo. No entanto, este portfólio é complementar ao currículo tradicional, que é indispensável.

Use a internet ao seu favor

A melhor forma de colocar seu currículo na rede é replicar a versão padrão em uma página pessoal na internet. Ao se cadastrar em sites de seleção de RH online, siga as mesmas regras.

Use o LinkedIn para entrar em contato com outros profissionais e trocar experiências.

Você pode incluir seu perfil de uma rede social. Isso pode fornecer informações adicionais ao recrutador, mas tenha cuidado com o tipo de conteúdo publicado nas redes.

Tenha o mesmo cuidado com o currículo online: evite erros de português, não minta e evite informações óbvias.

Por fim, não exponha excessivamente a sua imagem. Lembre-se de que, ao compartilhar informações online, você pode estar abrindo sua vida pessoal para possíveis empregadores. Fotos, comentários e postagens em redes sociais podem ser analisados e usados para formar uma opinião sobre você. Portanto, mantenha um perfil profissional e equilibrado, evitando postagens polêmicas ou excessivamente pessoais. Concentre-se em destacar suas competências e experiências que são relevantes para o mercado de trabalho, sempre preservando sua privacidade e reputação online.

Depois disso, para mais dicas sobre como escrever um currículo perfeito, confira os seguintes artigos:

Você já conhece o Portal do Estágio?

Sendo assim, agora que você sabe como formatar seu currículo, que tal se cadastrar no Portal do Estágio e conferir as vagas disponíveis? Não perca essa oportunidade de dar um passo importante na sua carreira! Acesse www.portaldoestagio.com.br e inscreva-se já!

Compartilhe:

Pedro Marinho

Estudante de Jornalismo e Designer Gráfico Autônomo. Atua na equipe de Comunicação do Portal do Estágio.